O comportamento do consumidor mudou expressivamente com a pandemia. Em 2020, tivemos que recalcular a rota do dia para a noite. No ano seguinte passamos a nos adaptar à nova realidade, muitas atividades antes presenciais ganharam versão digital. E foi quando o mercado de infoprodutos cresceu rápido.

A busca por cursos online disparou. Profissionais que antes ensinavam o que sabiam presencialmente migraram para o digital e começaram a escalar seus negócios no digital e a alcançar mais pessoas. Para os alunos, muitas vantagens: sem tempo a perder com deslocamento, liberdade para assistir às aulas a qualquer horário, quantas vezes quiser, investimento acessível para conteúdos de qualidade.

Segundo pesquisa feita pelo Google, o cenário pandêmico fez com que pessoas se sentissem sobrecarregadas e buscassem maneiras de positivar esse momento. E a busca por cursos foi uma delas. De fato, boa parte das pessoas procurou preencher o tempo recluso buscando conhecimento para se autodesenvolver em alguma área, pessoal ou profissional, ou até mesmo para aprender alguma atividade como hobbie, como aprender a cultivar plantas.

Empreendedorismo online

Apesar de ser visto ainda com muitas ressalvas, o mercado de infoprodutos está oportunizando a criação de negócios digitais para um grande número de pessoas. Produtos digitais são empresas que exigem planejamento, equipes, investimento e cuidado com toda a experiência do consumidor. O mercado tende a crescer ainda mais e, com ele, novas oportunidades de trabalho que antes nem existiam estão surgindo. Coprodução e estrategista de lançamentos é uma delas.

E essa não é uma “onda” para surfar. É a realidade, é o agora. A evolução digital, que era esperada para uma década, aconteceu em apenas 2 anos. Tudo mudou e o consumidor de antes já não existe mais. Com isso, é imprescindível cuidar muito bem da relação que a sua marca tem com seus consumidores. Prestar mais atenção no que seus clientes e alunos falam cria uma forte conexão.

Cuidar da experiência que eles têm em toda a jornada de compra e uso do seu produto, solucionar problemas de usabilidade, tornar fácil - seja na hora de fazer uma compra, acessar seu produto ou colocar em prática o que você ensina.

Independente da sua área e da sua atividade, considerar esses pontos pode mudar os resultados da sua empresa. E você pode contar com diversas soluções que já estão disponíveis no mercado digital para te ajudar nessa missão.

Softwares que automatizam processos internos, ferramentas de chat e atendimento, plataformas que te ajudam a captar clientes qualificados. A premissa é solucionar problemas dos seus clientes e ao mesmo tempo garantir que a experiência com a sua marca seja positiva. Se você ainda não começou, a hora é agora!